A FIFA está a considerar incorporar na arbitragem um novo Suporte de Vídeo para Futebol (FVS). Este novo sistema é caracterizado por ser uma alternativa muito mais simples e barata que o VAR e que inclui a participação dos treinadores na revisão das jogadas, eles que poderiam solicitar a gravação em vídeo 2 vezes por partida. E somente se a revisão não fosse bem-sucedida é que perderiam 1 solicitação.
O sistema FVS é tecnicamente muito mais básico; requer apenas 4 ou 5 câmeras e não envolve um árbitro assistente de vídeo. O uso do FVS, pelo menos para já, será feito em competições de divisões inferiores, que têm recursos humanos e financeiros limitados. Assim, não irá substituir o VAR.
Ainda mais: David Silva uma carreira a seguir com atenção
Esta nova alternativa já foi testada no Campeonato Blue Stars/FIFA e nos Campeonatos do Mundo sub-20 e sub-17 femininos, onde os treinadores expressaram satisfação com os resultados.
Faz lembrar o método que é usado na NFL (challenge) e no Voleibol. Na NFL, aliás, há os dois sistemas (VAR e challenge dos treinadores) e tudo funciona relativamente bem.
Entretanto não deixem de seguir a página do X para mais conteúdo de O Fura-Redes – twitter.com/OFuraRedes – e o canal do youtube – youtube.com/@OFuraRedes
Segue O Fura-Redes no Whatsapp
O conteúdo FIFA quer VAR para treinadores aparece primeiro em O Fura Redes – a tua página sobre o SL Benfica e futebol português!.