A FIFA está a considerar incorporar na arbitragem um novo Suporte de Vídeo para Futebol (FVS). Este novo sistema é caracterizado por ser uma alternativa muito mais simples e barata que o VAR e que inclui a participação dos treinadores na revisão das jogadas, eles que poderiam solicitar a gravação em vídeo 2 vezes por partida. E somente se a revisão não fosse bem-sucedida é que perderiam 1 solicitação.

O sistema FVS é tecnicamente muito mais básico; requer apenas 4 ou 5 câmeras e não envolve um árbitro assistente de vídeo. O uso do FVS, pelo menos para já, será feito em competições de divisões inferiores, que têm recursos humanos e financeiros limitados. Assim, não irá substituir o VAR.

Ainda mais: David Silva uma carreira a seguir com atenção

Esta nova alternativa já foi testada no Campeonato Blue Stars/FIFA e nos Campeonatos do Mundo sub-20 e sub-17 femininos, onde os treinadores expressaram satisfação com os resultados.

Faz lembrar o método que é usado na NFL (challenge) e no Voleibol. Na NFL, aliás, há os dois sistemas (VAR e challenge dos treinadores) e tudo funciona relativamente bem.

DEIXEM OS VOSSOS COMENTÁRIOS! Gosto sempre de os ler!

O Fura-Redes é um projeto independente com mais de 10 anos, sempre com destaque para o SL Benfica e futebol internacional, escrito por Tiago Wemans (furaredes11@gmail.com). Sou sócio do SLB desde Setembro 2001 e apaixonado por futebol desde o Mundial 1994. Por vezes participo no Bola na Rede, órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano.

Entretanto não deixem de seguir a página do X para mais conteúdo de O Fura-Redes twitter.com/OFuraRedes – e o canal do youtube – youtube.com/@OFuraRedes

Segue O Fura-Redes no Whatsapp

O conteúdo FIFA quer VAR para treinadores aparece primeiro em O Fura Redes – a tua página sobre o SL Benfica e futebol português!.