E ao 20º jogo de Roberto Martínez como Selecionador Nacional chega finalmente um teste a sério: amanhã, em Hamburgo, Portugal x França para os quartos de final do Euro 2024.

Um confronto sempre histórico, um embate lendário com muitos episódios marcantes – um verdadeiro choque de titãs. Temos o Rei Éder do nosso lado, e isso já chegaria para igualar qualquer h2h, mas não esquecer que a França é a Seleção que mais vezes eliminou a nossa equipa destas grandes competições e que Portugal nunca ganhou aos gauleses nos 90 minutos de um jogo oficial.

Ainda mais: O problema da Seleção é mais profundo

Por isto, e por ser um rival que me traz tantas memórias, não consigo olhar para este matchup sem ter alguma apreensão. É como um FC Porto – Benfica… E, infelizmente, não é só esta questão mais irracional.

Acho mesmo que a equipa de Didier Deschamps é favorita pois tem mais experiência e espírito vencedor. É muito difícil encontrar 90 minutos nos últimos 10 anos em que a França tenha estado em verdadeiros apuros. Sem dúvida que vale a pena lembrar que este grupo esteve a um 1×1 (Kolo Muani x Martínez) de ser bi-campeão mundial.

O melhor plantel do Euro

O torneio da França também tem sido mais consistente e sempre pautado pelas ideias do treinador. Os jogos tem corrido como a França quer, o mesmo não se pode dizer de Portugal. São muito fortes a especular com o jogo, a adormecer e a matar na 1ª oportunidade. Não trazem grandes ideias coletivas mas acreditam que o talento individual que têm é suficiente para as provas de Seleções onde os selecionadores que trabalham com uma ideia muito aprimorada não têm tido sucesso (Hans-Dieter Flick, Luis Enrique, Ralf Rangnick, etc). E, não discordo desta visão de Deschamps, apesar de achar que também é alguma incapacidade, pois o francês têm o melhor plantel deste campeonato da Europa. Claro que o talento individual tem de ser potenciado neste grupo gaulês.

Segue O Fura-Redes no Whatsapp

Portugal transfigurado?

Teremos obrigatoriamente de ver um Portugal transfigurado pois do que se tem visto na Alemanha só Rafael Leão pode ser uma ameaça a esta França. E até estou confiante que vai aparecer em Hamburgo. A questão é que Leão aparecer é, normalmente, sinónimo de um jogo partido e quem quer um desafio desses quando há Mbappé do outro lado?

Valerá a pena colocar Cristiano Ronaldo no meio da melhor dupla de defesas centrais deste Campeonato da Europa?

Quem vai ganhar no choque de desarmes entre Palhinha e Kanté?

Pepe ainda tem condição física para 90 minutos ou mais contra os melhores avançados do mundo?

Com Cancelo a ter de lidar com Mbappé vamos continuar a colocar Bernardo encostado à linha e arriscamos continuar a ter Cancelo como lateral invertido encostado à área?

E estará Nuno Mendes pronto para enfrentar um bom driblador? É que no PSG não tem mostrado competência contra extremos do perfil de Dembelé.

Como disse no princípio: o matchup não me parece nada favorável.

Adeus autocarros

Há a pequena esperança de este grupo encaixar melhor com equipas que não defendem tão atrás. É verdade que é a primeira vez que não vamos ter pela frente um autocarro e claro que isso pode ajudar. Mas é normal olhar com pouca confiança para uma equipa que mostra tanta falta de mecanismos contra equipas mais frágeis quando tem pela frente a melhor Seleção europeia dos últimos anos.

O Fura-Redes é um projeto independente com mais de 10 anos, sempre com destaque para o SL Benfica e futebol internacional, escrito por Tiago Wemans (furaredes11@gmail.com). Sou sócio do SLB desde Setembro 2001 e apaixonado por futebol desde o Mundial 1994. Por vezes participo no Visão Vermelha Podcast e no Bola na Rede, órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano.

Entretanto não deixem de seguir a página do X para mais conteúdo de O Fura-Redes twitter.com/OFuraRedes – e o canal do youtube – youtube.com/@OFuraRedes

Segue O Fura-Redes no Whatsapp

O conteúdo Portugal x França chegou a hora da verdade aparece primeiro em O Fura Redes – a tua página sobre o SL Benfica e futebol português!.