A sério que eu me preocupo mais com isto do que com o treinador A ou B ou o reforço C ou D. Mais importante que isso é perceber claramente que o futebol está a mudar, o clube esgotou um paradigma que serviu o seu propósito e que estamos a viver a criação do modelo que irá servir para os próximos 20 anos do SLB.

O projeto Seixal teve a sua importância histórica mas não garante um Benfica europeu. Reergueu as contas do SLB mas não é um fim em si mesmo pois só garante um Benfica incompleto. E com João Neves passou mesmo o prazo de validade.

Ainda mais: A morte do projeto desportivo do Benfica

O que temos a ganhar em aceitar um Benfica onde “está tudo feito”, onde se instala uma mentalidade de conformismo e estagnação? As mesmas caras cansadas e esgotadas, as mesmas frases feitas, os mesmos fatos. A vida passa por todos nós, não adianta parar a juventude. Um Benfica assim, onde é proibido pensar diferente e onde o caminho é conhecido e será sempre igual, é um clube que perdeu a sua alma, a sua capacidade de se reinventar e de ser relevante para os novos tempos que correm.

Não podemos aceitar que a Assembleia Geral do Clube deixe de ser relevante e vinculativa. É ela que tem de assumir e vincular esta mudança de paradigma que o clube vai ter de passar. Não podemos aceitar D. Sebastiões que vão salvar o Benfica. Chega deste presidencialismo que nunca foi a cara do SLB.

Avancemos todos!

Façam-se sócios, apareçam nas AG, criam os espaços na net, etc.. Vamos lá! Vai valer a pena pois assim vamos transmitir aos nossos filhos um Benfica que volte a ser um espaço de inclusão e pluralidade, onde todas as opiniões são respeitadas e o debate é encorajado. Um Benfica que, apesar da sua história gloriosa, nunca deixa de olhar para o futuro, adaptando-se às novas realidades e desafios.
Queremos um Benfica que sonhe a soma dos sonhos dos seus 300 000 sócios.

Passar este Benfica para as gerações futuras é garantir que o clube não apenas sobreviverá, mas que voltará a ser o Glorioso.

DEIXEM OS VOSSOS COMENTÁRIOS! Gosto sempre de os ler!

O Fura-Redes é um projeto independente com mais de 10 anos, sempre com destaque para o SL Benfica e futebol internacional, escrito por Tiago Wemans (furaredes11@gmail.com). Sou sócio do SLB desde Setembro 2001 e apaixonado por futebol desde o Mundial 1994. Por vezes participo no Bola na Rede, órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano.

Entretanto não deixem de seguir a página do X para mais conteúdo de O Fura-Redes twitter.com/OFuraRedes – e o canal do youtube – youtube.com/@OFuraRedes

Segue O Fura-Redes no Whatsapp

O conteúdo Que Benfica queremos passar para as novas gerações? aparece primeiro em O Fura Redes – a tua página sobre o SL Benfica e futebol português!.