O Benfica contratou Jan-Niklas Beste (25 anos) ao Heidenheim que, tudo indica, virá para jogar a lateral esquerdo. Valor a rondar os 10 milhões de euros e contrato até 2029. Esteve nos pré-selecionados da Alemanha para o Euro 2024.
Ainda mais: saiba tudo sobre o outro reforço do Benfica, Pavilidis
Confesso que era um jogador que eu nunca tinha ouvido falar e tive a curiosidade de ir ver um jogo completo. Como ele jogou a temporada no Heidenheim a extremo esquerdo e, provavelmente, virá para jogar a lateral escolhi ir ver um jogo contra o Bayern pois é um adversário que o obriga a estar muito tempo a defender.
Faz toda a ala
Um jogador que gosta de pressionar e trabalhar sem bola. Isso é evidente logo com apenas 5 minutos de jogo. Entrou em campo com 2 missões claras em termos defensivos:
travar as subidas de Kimmich, quase marcação homem a homem
fechar no meio quando a bola estivesse no outro flanco – algo que se pode ver a acontecer na imagem seguinte. Sendo um jogador de linha, ocupa bem o espaço central. O que é importante para o Benfica.
É um jogador competitivo
Sem dúvida que isso fica claro neste vídeo da marcação ao Kimmich logo aos 3 minutos. Gosta de deixar o pé e de estabelecer a sua presença, não é mesmo jogador para fugir aos duelos e quando vai parece que é daqueles que nunca passa a bola e o jogador. Foi o 2º médio com mais desarmes em toda a Bundesliga 2023/24.
Já na 2ª parte, fez uma assistência lindíssima com um cruzamento certeiro, a sua maior arma.
O seu mapa de posição deste jogo em que se vê a sua polivalência e compromisso com a equipa – faz o flanco todo.
Com a equipa em bloco baixo para parar o poderoso Bayern foi dos únicos que mostrou vontade para sair a pressionar a 1ª fase de construção do Bayern.
Segue O Fura-Redes no Whatsapp
Finalmente, a marcação homem a homem que fez a Kimmich foi exemplar. Não há muitos extremos que consigam fazer o que ele fez. Claramente a sua formação como lateral está ainda presente.
Pontos fracos
Esteve mal no lance do 1º golo do Bayern em que o lateral tinha saído da linha para pressionar e o Beste não fechou a defesa. Um buraco rapidamente aproveitado por Gnabry. Foi pena pois tinha estado impecável neste tipo de lances até aqui, tendo muitas vezes entrado na última linha do Heidenheim, que na 1ª parte defendeu muitas vezes com 6.
Abusa no cruzamento, muitas vezes com opções melhores disponíveis. Chega poucas vezes à linha de fundo, normalmente fica pelos 3/4 do campo, e lembrar que jogou a extremo. Não vai fazer o papel de construção que o Grimaldo fazia. É um jogador vertical e direto, não um jogador de envolvimento e de assumir a saída de jogo de uma equipa.
Jogo aéreo inexistente.
Conclusão
Em suma, o Benfica contratou um jogador com boa capacidade física, vontade de pressionar, com espírito competitivo, com no desarme e capaz de fazer toda a ala esquerda. Ocupa bem espaços interiores o que vai dar jeito se o Benfica tiver um extremo que encosta na linha. Neste jogo não teve oportunidade mas muitos analistas dizem que era um dos melhores batedores de bolas paradas da Bundesliga. Remata bem de fora da área – marcou 5 golos no seu último campeonato.
Por outro lado, precisa de melhorar a sua definição deixar de abusar no cruzamento e não me parece capaz de assumir a 1ª fase de construção de uma equipa como o Benfica. Vai ganhar poucas bolas aéreas e perder bastantes bolas.
DEIXEM OS VOSSOS COMENTÁRIOS! Gosto sempre de os ler!
O Fura-Redes é um projeto independente com mais de 10 anos, sempre com destaque para o SL Benfica e futebol internacional, escrito por Tiago Wemans (furaredes11@gmail.com). Sou sócio do SLB desde Setembro 2001 e apaixonado por futebol desde o Mundial 1994. Por vezes participo no Visão Vermelha Podcast e no Bola na Rede, órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano.
Segue O Fura-Redes no Whatsapp
O conteúdo Relatório sobre Jan-Niklas Beste aparece primeiro em O Fura Redes – a tua página sobre o SL Benfica e futebol português!.