Mais um erro grosseiro da arbitragem portuguesa… É que é todas as semanas a mesma coisa, lances que ninguém consegue entender, jogadas iguais mas com critérios de avaliação completamente distintos em poucos dias. Um verdadeiro desespero para o adepto de futebol.

Quando é que o Sporting se tornou no FC Porto no auge do Apito Dourado?
Todas as semanas casos! Uma proteção absurda!

3 pontinhos em caixa pic.twitter.com/U0PQx5BngK

— O Fura-Redes (@OFuraRedes) October 13, 2024

Vamos discutir o que interessa?

O que me deixa louco é que a discussão da arbitragem acaba sempre com um lado a puxar a superioridade moral e a chamar ao outro de maluquinhos das teorias das conspirações.

Segue O Fura-Redes no Whatsapp

Vamos lá ver uma coisa: eu não acredito que haja corrupção ativa na arbitragem ao dia de hoje. Não acredito. O que existe é uma coisa que os americanos chamam soft power. Os árbitros são trabalhadores como outro qualquer que tem um patrão: querem agradar a quem manda. Não lhes pedem isso, é uma questão de carreira, de chegar a internacional, de ser chamado para apitar nas arábias, etc…

Ainda mais: Grandes penalidades a favor dos 3 grandes

O caso do Artur Soares Dias é paradigmático. Acham que esse árbitro alguma vez foi comprado pelo FC Porto? Eu acho que não. Mas ele sabia muito bem onde estava o poder e a quem tinha de agradar para a carreira chegar onde chegou. E lá vai ele, a caminho da presidência da Liga. Por isso sempre defendi que o “Apito Dourado 2.0” é muito mais sofisticado e perigoso pois ninguém vai ser apanhado numa escuta.

Quem gere as carreiras dos árbitros?

Assim, acima de tudo, é isto que interessa discutir: as carreiras dos árbitros, quem fecha os olhos aos erros nas suas notas e quem decide onde eles podem chegar. Quando vamos avançar para uma estrutura de arbitragem profissional, independente e fora do âmbito da Federação Portuguesa de Futebol e das associações de futebol distritais? Enfim, duvido que veja isso durante a minha vida…

DEIXEM OS VOSSOS COMENTÁRIOS! Gosto sempre de os ler!

O Fura-Redes é um projeto independente com mais de 10 anos, sempre com destaque para o SL Benfica e futebol internacional, escrito por Tiago Wemans (furaredes11@gmail.com). Sou sócio do SLB desde Setembro 2001 e apaixonado por futebol desde o Mundial 1994. Por vezes participo no Bola na Rede, órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano.

Entretanto não deixem de seguir a página do X para mais conteúdo de O Fura-Redes twitter.com/OFuraRedes – e o canal do youtube – youtube.com/@OFuraRedes

Segue O Fura-Redes no Whatsapp

O conteúdo Vamos discutir a arbitragem portuguesa? aparece primeiro em O Fura Redes – a tua página sobre o SL Benfica e futebol português!.