Passam hoje 74 anos do primeiro troféu internacional do futebol português.
A Taça Latina do Benfica é criminalmente olhada de lado neste nosso cantinho à beira mar plantado.
Um troféu tão insignificante, como dizem os rivais do SLB, que naquele ano não se realizou a Taça de Portugal para o país organizar a prova que decorreu no Estádio Nacional. Isso mesmo, não houve Taça de Portugal para haver Taça Latina. Sem dúvida que parece que os responsáveis da altura não lhe atribuíam prestígio nenhum…
Segue O Fura-Redes no Whatsapp
Julinho, aos 146 minutos (o prolongamento era jogado com morte súbita), marcou ao Bordeaux o golo da vitória e ficou para sempre na história dos encarnados.
Esta final de 1950 é, até hoje, a partida mais longa já disputada em solo português.
Ainda mais: O famoso “clube do regime” chamado Benfica
Jules Rimet participou na criação da Taça Latina
Aliás, quem nunca teve dúvidas desta ser uma prova oficial foi o pai do Mundial, Jules Rimet, que participou na criação da Taça Latina.
Numa entrevista de Rimet, então presidente da FIFA, ao Jornal dos Sports , em 1951, ele comprova a chancela da entidade máxima do futebol a esta prova: “a Taça Latina é uma competição organizada pela FIFA a pedido dos 4 países que a disputam. A FIFA delega os seus poderes à Comissão organizadora e também ao país organizador que muda todos os anos.” Os próprios árbitros eram nomeados em conversação com a FIFA.
O Fura-Redes é um projeto independente com mais de 10 anos, sempre com destaque para o SL Benfica e futebol internacional, escrito por Tiago Wemans (furaredes11@gmail.com). Sou sócio do SLB desde Setembro 2001 e apaixonado por futebol desde o Mundial 1994. Por vezes participo no Visão Vermelha Podcast e no Bola na Rede, órgão de comunicação social de Desporto.
Segue O Fura-Redes no Whatsapp
O conteúdo A Taça Latina do Benfica aparece primeiro em O Fura Redes – a tua página sobre o SL Benfica e futebol português!.