O Sport Lisboa e Benfica venceu o Desportivo de Chaves por 1-0 em jogo da 27ª jornada da Liga Betclic 2023/24, realizado no Estádio da Luz. Uma exibição sem nota artística, com 3 grandes penalidades falhadas pelos encarnados e em que o primeiro golo de livre indireto do campeão nacional, nesta edição do campeonato, bastou para conquistar 3 pontos. João Neves, mais uma vez, na pele de salvador, desta vez com uma belíssima finalização de cabeça, depois de cruzamento de Ángel Di María.

Mas tenho de confessar que não é normal a quantidade de jogos, nesta época, que saio do Estádio com uma vitória no bolso mas com sensação de empate. Há claramente algo que falta neste grupo. E a hora das experiências acabou. Vêm lá 2 jogos seguidos com o Sporting, para a Taça e para a Liga, que vão decidir toda a temporada. Sem dúvida que as 55 mil almas que se deslocaram hoje à Luz não terão ido para casa muito confiantes para esses 2 encontros com o eterno rival.

Ainda mais: Está tudo à vontadinha no Benfica

Chegar e jogar?

E tudo começa nesta dependência, completamente exagerada, em Di María. Atenção, eu sou defensor do argentino, tem de jogar muitos, mas mesmo muitos minutos. Mas que sentido faz ele chegar da Seleção no dia de ontem, depois de jogar 80 e tal minutos na albiceleste, e hoje estar no 11 de Roger Schmidt? Não faz sentido e não há necessidade pois o plantel tem soluções para jogar 1 vez sem o craque ex-Juventus. Nem no Vietname benfiquista senti uma equipa tão dependente, psicologicamente e taticamente, do seu melhor jogador. É pena pois, todos os envolvidos, estão a conseguir queimar a bonita história do argentino no SL Benfica.

Sem concorrência

É verdade, a equipa conseguiu construir para vencer o jogo. Mas em 80% dos jogos da nossa realidade a pessoa olha para o outro lado e pensa: que equipa fraca. Este Chaves, individualmente, é mesmo muito fraco. Basta recuar uns 10 anos e os clubes médios da nossa Liga tinham mais qualidade. Neste momento, o Benfica joga num campeonato à parte e devia conseguir, pela diferença que consegue comprar por esse mundo fora, atropelar jogo sim, jogo não. E é muito raro o encontro em que o faz.

Este Benfica 2023/24, com um FC Porto a nível médio do que tem apresentado nos últimos 30 anos estaria a 10 pontos. E fora da luta pelo 39.

Desculpem, não são reflexões que gosto de ter antes de uma semana tão importante mas… O que posso eu escrever?

O Fura-Redes é um projeto independente com mais de 10 anos, sempre com destaque para o SL Benfica e futebol internacional, escrito por Tiago Wemans (furaredes11@gmail.com). Sou sócio do SLB desde Setembro 2001 e apaixonado por futebol desde o Mundial 1994. Por vezes participo no Visão Vermelha Podcast e no Bola na Rede, órgão de comunicação social de Desporto.

Entretanto não deixem de seguir a página do Twitter para mais conteúdo de O Fura-Redes twitter.com/OFuraRedes – e o canal do youtube – youtube.com/@OFuraRedes

O conteúdo Benfica 1-0 Desportivo de Chaves aparece primeiro em O Fura Redes – a tua página sobre o SL Benfica e futebol português!.