O Benfica foi humilhado pelo FC Porto em jogo da 24ª Jornada da Liga Betclic 2023/24: 5-0! Outra vez. Outravez, como na era Jorge Jesus/Vieira, com um defesa central adaptado a defesa esquerdo. É um jogo que vai demorar bastante a digerir mas desde os minutos iniciais me deixou uma certeza:
O massacre começou pela esquerda do Benfica
A verdade é que depois de 10 minutos todos os seres humanos reunidos no Dragão sentiram que o FC Porto ia fazer estragos por ali. Toda a gente sentiu o perigo, e mérito para os dragões que são há décadas uma das equipas mais perigosas da Europa quando há sangue na água.
Morato e Kokçu mostraram que não têm capacidade para jogar naquela posição. De novo.
Claro que o meio campo deveria ter ajudado. Óbvio que acima de tudo há um coletivo que joga cada um por si. Claro que Pepê que muda constantemente de posição baralha. Claro que o treinador do Benfica deveria ter preparado algo para parar o jogador brasileiro e não o fez.
Mas no futebol uma parte importante do jogo decide-se na capacidade de ganhar duelos ao jogador que espelha a tua posição.
Como é que Roger Schmidt achou boa ideia colocar Morato a marcar Conceição? É absurdo.
Ainda mais: Urgente Benfica!
Mas também não percebo como lança Kokçu… O internacional turco parecia que jogava sempre no segundo depois dos jogadores do FC Porto. Zero intensidade. Como aqueles pés pesam quando tem de descer!
O Benfica é coxo e todos os treinadores já sabem isso.
Basta carregar por ali. E é assim tão simples. A verdade é que em Janeiro não se resolveu nada do que já se sabia. Aliás o Presidente Rui Costa disse que Aursnes era ótima opção para lateral direito. Até será. O problema é que sai das opções para o meio campo.
E vamos lá ver: eu já vi este ano, equipas do nosso campeonato, com todo o mérito e de certeza com muito trabalho, anular por completo F. Conceição e João Mário. Portanto não era preciso ir às reservas de um clube espanhol para resolver esta questão. Há qualidade no nosso campeonato.
Em vez disso escolheu-se trazer um projeto de jogador, um atleta sem ritmo e a precisar de crescer imenso nas suas tarefas sem bola. E escolheu-se teimar em adaptações.
O que aconteceu no mercado de Verão pode suceder a qualquer clube. As opções do mercado de inverno para a posição de lateral-direito e lateral-esquerdo são um crime num clube como Benfica.
O conteúdo FC Porto 5-0 Benfica aparece primeiro em O Fura Redes – a tua página sobre o SL Benfica e futebol português!.