A época 2023/24 do Benfica acabou e já estamos em tempo de rescaldos. Ora, muito se tem falado de Roger Schmidt, de Rui Costa, este último até mais do que é habitual, o que me dá esperança para o futuro deste clube, mas há uma 3ª peça que o ano passado subiu ao relvado quando o Estádio da Luz recebeu em êxtase os obreiros do título 38!
O capitão da equipa, Nico Otamendi, passa pelos pingos da chuva numa época destas?
Não passa. Pelo menos no meu registo:
Inúmeros erros inadmissíveis e diretos para golos dos adversários, alguns deles em grandes clássicos. Adoptou também uma forma de defender louca, muitas vezes saindo da linha à maluca, sem ganhar o duelo, e colocando assim todo o setor em risco.
Muita responsabilidade na humilhação no Dragão com um cartão vermelho que quase pareceu “estou farto disto, vou mais é tomar duche.“
Nunca deu a cara nos momentos difíceis, optou por não ir às entrevistas flash depois dos jogos “chatos” e até deixou que fosse o miúdo João Neves, semanas depois de ele ter perdido a mãe, a ir à entrevista logo a seguir ao 5-0 no Estádio do Dragão.
Forçou o 5º amarelo em Braga para ter mais férias no Natal. O que é uma situação que até se percebe estrategicamente mas o sinal que deu foi péssimo.
Vários casos de indisciplina no grupo, que não sendo, evidentemente, culpa dele não lhe dão grande crédito na formação de um plantel coeso.
Quando ainda não se sabe se o Benfica não vai ter de jogar a importante qualificação para a próxima Liga dos Campeões já veio dizer que preferia estar, nesse período do calendário do clube, em Paris para representar a Argentina nos Jogos Olímpicos.
É muitas vezes dos primeiros a abandonar o campo e a ligação com os adeptos é raríssima.
Tem mais de metade das contas benfiquistas na rede social X bloqueadas.
Ainda mais: O Benfica precisa de um capitão
O capitão do Sport Lisboa e Benfica
Parece-me, e podendo estar enganado, que a renovação de contrato, na cabeça do internacional argentino, foi um pouco mudar o chip para o último contrato, o contrato “Arábia”… Mas ele não está na Arábia e o capitão do Sport Lisboa e Benfica é muito mais que apenas um jogador. É uma maneira de estar e é um comportamento imaculado diário que lidera pelo exemplo.
Renovação falhada
Claro que isto de fazer o totobola à 2ª feira é uma maravilha mas acho que já se pode dizer, ainda por cima pelo valor que foi, que a renovação foi um erro. O plantel tinha vários jogadores jovens prontos para assumir o lugar e que arrisco que teriam feito uma temporada melhor.
Assim, o futuro de Otamendi no SLB é, para mim, uma incerteza, e aceitaria de bom grado ouvir propostas pelo atleta de 36 anos.
O conteúdo O capitão do Sport Lisboa e Benfica aparece primeiro em O Fura Redes – a tua página sobre o SL Benfica e futebol português!.