Vencer taças! Simples. Ora, a maior reflexão que deve estar na cabeça dos benfiquistas é esta: “algures pelo caminho, parecemos ter esquecido, qual é afinal a finalidade de um clube de futebol.” Tudo deve começar por aqui, muito antes de começarmos a falar de treinadores, defesas laterais esquerdos e sistemas táticos.

O Valor dos Títulos no Futebol

Os títulos são mais do que troféus em exposição; representam a conquista de um objetivo partilhado por jogadores, treinadores e adeptos. Eles são o motivo de orgulho para todos os envolvidos e são a única finalidade para a existência deste tipo de organização. No Benfica, mais do que em qualquer emblema português, os títulos são parte da sua tradição e do legado que a instituição construiu ao longo dos anos. O clube precisa redescobrir esse foco. Precisa de sentir as derrotas como uma ferida perigosa e dolorosa, e entrar mesmo em todos os jogos para ganhar. E isto pode ser feito enquanto procura fortalecer outras áreas que sustentam a sua existência, nomeadamente as suas finanças.

Vejam bem que o SLB das 5 últimas temporadas só conquistou 3 troféus – e 2 desses 3 são Supertaças. Um ciclo tão mau que não era visto desde 2009 e a entrada de Jorge Jesus que mudou claramente a mentalidade da Presidência de Luís Filipe Vieira. Há claros sinais de preocupação. Parece que o paradigma de clube trampolim está a contribuir para o SLB minguar e não para aumentar a sua lenda.

O Desvio do Objetivo

O Benfica tem uma rica história de vitórias e títulos, mas nas últimas décadas houve sinais de que o foco estava a mudar. Entre preocupações financeiras, reestruturações internas e uma indústria do futebol cada vez mais comercial e desigual, o clube parece festejar mais folhas de Excel com contas a verde do que Taças.

As vendas dos nossos melhores jogadores, muitos deles com ligação aos encarnados desde criança, são celebradas com grandes sorrisos e com champanhe. Como é que podemos ficar realizados ao vender os nossos golden boys? Eles que com o talento deles nos poderiam oferecer tanta glória. Arriscando o lucro que eles trazem ao clube num camião de desconhecidos que não fazemos a ideia se vão cumprir.

Deveria ser o contrário: fazer tudo para os melhores, os com provas dadas na nossa realidade e com ligação sentimental ao Benfica, estarem cá o máximo de tempo possível, sabendo que não vão ficar para sempre. Mas podem ficar mais do que 12/18 meses na equipa A.

Regresso ao ADN fundador do Benfica

O sucesso desportivo é assim fundamental para as águias, mas a busca pelo mesmo não deve ignorar o contexto mais amplo do que tornou esta instituição grande e os valores de associativismo que fazem parte marcante do ADN do emblema criado na Farmácia Franco.

Para garantir que o Benfica esteja no caminho certo para conquistar títulos e continuar a ser um símbolo de união, é necessário adotar uma abordagem que combine ambos os elementos. A direção do clube deve ter uma visão clara e uma estratégia para alcançar o sucesso desportivo sem descurar a formação de jovens talentos, o apoio aos adeptos e a promoção dos valores que tornaram o Benfica uma instituição única. Deve também incluir os seus sócios no dia a dia do clube e ouvir as preocupações dos mesmos. Não podemos ter esta separação tão grande, entre 3º anel e piso 1 do Estádio da Luz. Por vezes os engravatados do piso 1 e a distância que querem para os sócios do SLB fazem lembrar a família real britânica. Onde anda o clube do povo?

A Importância do Apoio dos Adeptos

Os adeptos são a força vital do Benfica. Eles criam a energia que empurra a equipa em campo e o ambiente que intimida os adversários. Mas no SLB atualmente há uma clara sensação que o clube se sente desconfortável com a paixão dos benfiquistas. E por isso o ambiente no Estádio da Luz é tão mau. As pessoas não sentem que são o centro do clube. Para que esta instituição recupere o seu foco e continue a ganhar títulos, é essencial que os adeptos se mantenham envolvidos e exijam que a direção cumpra com as suas responsabilidades, sendo uma delas, evidentemente, o respeito pelo ADN dos encarnados e a sua manutenção.

Voltar ao básico

O glorioso SLB é muito mais do que um clube de futebol. É uma comunidade de adeptos apaixonados, uma fonte de identidade e um símbolo de sucesso. Mas nunca podemos esquecer que a finalidade principal de um clube de futebol é ganhar títulos. Esta é a reflexão que deve guiar o futuro do Benfica. Ao recuperar este foco e ao mesmo tempo desejando manter um forte sentido de família e pertença, o SLB pode continuar a ser uma instituição que inspira orgulho e que permanece fiel à sua essência. Correndo até o risco de aumentar a sua lenda. Tudo começa aqui, no desejo de superar o que já foi feito. Só a partir daqui podemos construir um futuro de sucesso e glória para o Sport Lisboa e Benfica.

O Fura-Redes é um projeto independente com mais de 10 anos, sempre com destaque para o SL Benfica e futebol internacional, escrito por Tiago Wemans (furaredes11@gmail.com). Sou sócio do SLB desde Setembro 2001 e apaixonado por futebol desde o Mundial 1994. Por vezes participo no Visão Vermelha Podcast e no Bola na Rede, órgão de comunicação social de Desporto.

Entretanto não deixem de seguir a página do X para mais conteúdo de O Fura-Redes twitter.com/OFuraRedes – e o canal do youtube – youtube.com/@OFuraRedes

O conteúdo Qual é afinal a finalidade de um clube de futebol? aparece primeiro em O Fura Redes – a tua página sobre o SL Benfica e futebol português!.