O Sporting venceu o Benfica por 2-1, em Alvalade, naquele que será, muito provavelmente, o momento do título 2023/24. Uma partida que ficará para sempre na história de vida de Geny Catamo que marcou 2 golos, um a começar e outro mesmo a acabar o derby. Assim, com 4 pontos de vantagem, 1 jogo a menos e apenas 7 jornadas em disputa, o título de campeão nacional dificilmente foge à equipa de Rúben Amorim.

Semelhanças com o confronto da Taça

Os 11 de cada treinador foram exatamente os esperados, sendo que o do Sporting, em comparação com o do derby do meio da semana, trouxe a equipa titular de volta e mais qualidade em todos os setores.

Ainda mais: O calendário 2024/25 será um autêntico inferno

Mas estranhamente o derby foi bastante parecido ao do Estádio da Luz. Benfica com bola, com boas oportunidades, sem eficácia e o Sporting a marcar na 1º vez que lá foi. Erro inadmissível de Bah e Florentino logo no 1º minuto. Nenhuma equipa que ser campeã pode começar o jogo do título a dar um golo ao rival direto. Simplesmente, amador.

Este golo colocou o Sporting nas 7 quintas, lembrar que o empate era um resultado que servia muito mais a Rúben Amorim, e colocou o SLB em risco. O Benfica até reagiu melhor do que esperava e o resultado é claramente injusto mas de nada interessa, estes jogos não se jogam, ganham-se. E foi o que o Sporting fez, de forma competente, e com Artur Soares Dias sempre complacente com o anti-jogo miserável que os leões escolheram apresentar. Mas sem dúvida que foi a estratégia acertada pois compensou. 6 minutos de compensação? Miserável. O árbitro da partida também errou ao não expulsar Di María e Hjulmand.

Título bem entregue

No entanto, que fique claro: o Sporting foi inteligente, eficaz e competente em quase todos os momentos deste derby e do campeonato. Assim, será um justo campeão nacional. Não encanta, não é uma equipa de futebol espetáculo mas tem toda a estratégia bem pensada e os jogadores cumprem as ordens do seu treinador na perfeição. É suficiente para a nossa Liga.

O Fura-Redes é um projeto independente com mais de 10 anos, sempre com destaque para o SL Benfica e futebol internacional, escrito por Tiago Wemans (furaredes11@gmail.com). Sou sócio do SLB desde Setembro 2001 e apaixonado por futebol desde o Mundial 1994. Por vezes participo no Visão Vermelha Podcast e no Bola na Rede, órgão de comunicação social de Desporto.

Entretanto não deixem de seguir a página do Twitter para mais conteúdo de O Fura-Redes twitter.com/OFuraRedes – e o canal do youtube – youtube.com/@OFuraRedes

O conteúdo Sporting será justo campeão aparece primeiro em O Fura Redes – a tua página sobre o SL Benfica e futebol português!.