A participação portuguesa nas competições europeias desta temporada acabou com 11 pontos para o ranking nacional. O que é uma época boa (a 3ª melhor dos últimos 10 anos), ainda por cima num ano em que dividíamos por 6 participantes.
Ainda mais: A injusta divisão do Market Pool pela UEFA
Mas continua a ser um problema dos mais sérios da nossa realidade a falta de competitividade na Conference League. Vários países que ficaram à frente de Portugal no ranking deste ano fizeram a esmagadora maioria dos seus pontos na 3ª divisão da Europa. Falo, por exemplo, do caso da Turquia e da Bélgica, que têm 70/80% dos pontos conquistados nessa competição.
Há que pensar a fundo neste tema ou corremos um sério risco. As nossas equipas médias não têm qualidade nem para a 3ª divisão europeia.
Dizendo, como é evidente, que acho uma profunda injustiça as vitórias na Conference League valerem o mesmo que na Liga dos Campeões. Mas isso é outra conversa.
Benfica lidera clubes portugueses
O Sport Lisboa e Benfica vai acabar o ranking UEFA dos clubes em 19º ou 20º (depende da prestação da Atalanta que ainda está nesta edição da Liga Europa) e será o clube português mais bem classificado pela segunda temporada consecutiva. Apesar de ter caído da 17ª posição em que terminou a época passada.
Logo atrás do SLB neste importante ranking está o Futebol Clube do Porto.
O conteúdo Um problema sério do futebol português aparece primeiro em O Fura Redes – a tua página sobre o SL Benfica e futebol português!.