Muitos princípios orientadores, muitas promessas e um desejo de ficar para a história. No entanto, ainda há poucos detalhes precisos sobre o Mundial de futebol de 2030 organizado pelas 2 nações da Península Ibérica, Portugal e Espanha, e por Marrocos, mais 3 países sul-americanos (Argentina, Uruguai e Paraguai) como convidados especiais e com apenas 1 jogo por cada nação da América do Sul.
A maior novidade que é possível extrair da cerimónia de apresentação deste Mundial que aconteceu ontem na Cidade do Futebol e que terá o lema “Yalla Vamos” é que Portugal tem mais ou menos reservada uma meia-final, já que nenhum dos seus três recintos apresentados (Luz, Alvalade e Dragão) chega à capacidade mínima estabelecida pela FIFA para receber o jogo do título.
Sem obras nos Estádios portugueses
Por outro lado, segundo António Laranjo: “Não estão considerados investimentos para os recintos portugueses, são estádios que têm provado estarem nas melhores condições. Haverá beneficiações que cada um dos clubes irá fazer nos próximos anos.”
Ainda mais: Mundial 2030 jogado em Portugal
Quantos jogos em Portugal?
“O que posso dizer é que serão 101 jogos a realizar nos 3 principais organizadores. Quantos vão ser em cada país ainda não é a nossa preocupação. Ainda não temos essa informação, vamos ponderar com a própria FIFA, e tem a ver com os estádios selecionados”
António Laranjo, coordenador do Mundial 2030
O maior Mundial de sempre
No total, serão 104 jogos a envolver 48 seleções entre 8 de Junho (os jogos na América do Sul, que acontecem antes da cerimónia de abertura a 13 de Junho) e o dia da final, 21 de Julho de 2030, naquele que será o Mundial mais longo de sempre.
O conteúdo Yalla Vamos 2030 aparece primeiro em O Fura Redes – a tua página sobre o SL Benfica e futebol português!.